Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Graceling - O Dom Extraordinário

E aí gente?
Hoje eu vou falar sobre um livro fantástico. Graceling - O Dom Extraordinário.
Eu já estava de olho no livro a algum tempo, passava na livraria e lia a sinopse, virava o livro em minhas mãos analisava o trabalho na capa, mas estava meio sem grana, sabe? Fiz isso algumas vezes.
Até que finalmente comprei o livro e essa história com muitos rodeios chegou ao fim. Ou devo dizer, somente começou.

Em seu livro de estreia, Kristin Cashore leva os leitores para o incrível mundo dos sete reinos, onde vive Katsa, uma jovem guerreira que descobre ter uma habilidade extraordinária: o dom de matar. Combinando elementos de fantasia e romance, a autora retrata habilmente as descobertas e as angústias da garota, evitada e temida pelo seu dom. O livro alcançou a lista dos mais vendidos do The New York Times e recebeu diversos prêmios, entre eles o de livro do ano da prestigiada Publishers Weekly.
A jovem guerreira Katsa tem olhos de cores diferentes: um azul e outro verde. Esta peculiaridade não ressalta apenas a beleza da jovem, mas também a marca de um verdadeiro Graceling, alguém com um dom extraordinário. Alguns são excelentes nadadores, dançarinos, cozinheiros, matemáticos. Mas o dom de Katsa é diferente e único: ela possui a habilidade de lutar e matar. Por causa disto, é usada como assassina pelo cruel rei de Middluns, o seu próprio tio. Consumida pela culpa, Katsa cria o Conselho, uma confraria, a partir da qual passa a promover missões secretas para prevenir injustiças e lutar pela liberdade. Combinando elementos de fantasia e romance, Cashore retrata habilmente as crises, descobertas e angústias de Katsa. Com uma escrita elegante e personagens inesquecíveis, Kristin Cashore cria uma fantasia empolgante, uma aventura que desafia a própria morte, e uma belíssima história de amor
.  

Se eu pudesse colocar em palavras o que senti quando li o livro, talvez eu usasse adjetivos como: demais, empolgante, perfeito, romântico, aventureiro e brilhante. Entretanto pessoalmente acho que essas meras palavrinhas não fariam jus ao livro. Porque  lendo para saber como Kristin Cashore conseguiu juntar fantasia, romance e aventura sem sair dos trilhos, sem deixar o livro "brisado" ou "sem noção".  Num enredo completamente maravilhoso e de tirar o fôlego.
Leitores, eu devo apontar que existem algumas situações completamente difíceis de descrever. 
A) Deserto. B) Floresta e C) Neve.
Claro que existem outros, mas essas são as três que me veem sempre a mente. 
Lugares como esses são chatinhos porque acabam se tornando monótonos e cansativos de ler. Porem essa escritora teve a proeza de escrever sobre dois desses tópicos, floresta e neve, sem deixar, nem por um segundo, o livro chato ou cansativo. 
Sem mencionar Po, ou mesmo a personagem principal Katsa que consegue ser forte e inspiradora. Não direi nada sobre o romance ou sobre o mistério que envolve a historia, mas deixo claro que a leitura vale a pena e eu  classifiquei como melhor livro do ano! Não é a toa que ele ganhou vários prêmios.
Um ponto que percebi foi que Katsa parece um pouco com a Katniss, e outra é que a Princesa Bitterblue me lembrou muito da Rue!
Para quem não sabe Graceling é o primeiro de uma serie de livros.
AMEI O FINAL!!!

Beijocas extraordinárias,


++++++Vi. TipoLinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário